Por que investir em sinalização interna no meu comércio?

Por que investir em sinalização interna no meu comércio?

Ao estar em um supermercado, todo mundo já ficou perdido pelo menos uma vez na vida. Algumas vezes, a gente ainda consegue encontrar um ou outro funcionário do estabelecimento que pode nos dar uma ajuda. Mas nem sempre eles estão por lá. E aí, procuramos por alguma sinalização interna.

Placas, letreiros, papéis de parede… Vários itens podem compor a sinalização interna de um comércio. Quando juntos, não dão apenas um visual integrado com a marca do mercado, mas também passam uma mensagem de autovalorização que pode ser determinante para que o cliente compre em sua loja.

Afinal, um supermercado bem planejado, limpo e sinalizado passa muito mais credibilidade ao consumidor do que um comércio sujo, bagunçado e confuso.

Mas a coisa vai além. Não basta apenas sinalizar onde é o setor de pães e o caixa da empresa. Ser estratégico pode fazer a diferença para que o ticket médio do seu negócio também aumente.

Comunicação visual, psicologia das cores e a sinalização interna:

A maioria das grandes empresas e redes usam e abusam da psicologia das cores para atingir a cabeça dos clientes e conseguir estimular determinadas ações. É o famoso caso do “as cores do McDonald’s são vermelho e amarelo para estimular a fome”.

A psicologia explica tudo isso. O vermelho, além de estimular a fome, também é a cor que pode ser vista de mais longe. Ou seja, ideal para chamar atenção.

A cor rubra também favorece à suculência da carne. O amarelo é uma cor que está atrelada ao acolhimento e a felicidade. Por isso, é bastante utilizada no setor de pães, pois normalmente comemos pão no café da manhã, quando a família costuma estar reunida. O cérebro, sem perceber, faz essa relação.

Mesmo que as cores da marca do seu supermercado não sejam exatamente das mais estimulantes para fome ou compra, ainda é possível adotar outras medidas.

Como, por exemplo, uso de cores complementares (ou opostas) ou análogas (cores “vizinhas”). A ilustração abaixo explica visualmente essa relação.

Relação das cores - Cores quentes/frias, análogas e complementares | Por que investir em sinalização interna no meu comércio?

Essa estratégia pode ser utilizada em toda a parte onde há sinalização interna em seu comércio: pergolados, check-outs, murais… Onde a imaginação e a estratégia permitirem.

Sinalização obrigatória:

Também existem algumas sinalizações que são obrigatórias para uma empresa, como banheiros, áreas de perigo (como quadro de luz, por exemplo) e áreas proibidas (como área exclusiva para funcionários).

Muitas delas precisam vir acompanhadas de ícones específicos, como no caso de uma saída de emergência. Mas isso não impede que você personalize o material com as cores da sua empresa, dentro do possível.

Também é interessante personalizar as áreas de carga e descarga, além do estacionamento, com a sinalização interna. Isso porque, uma vez que o ambiente estiver melhor sinalizado, fica mais fácil do condutor saber melhores rotas para saída e direções, o que torna toda a experiência de compra ainda melhor.

É importante ter em mente que uma das maiores vantagens da sinalização interna é facilitar a vida do consumidor. Tornar a experiência dele ainda melhor e assim tornar mais altas as chances dele voltar a sua empresa.

Empresa de sinalização interna no Rio de Janeiro:

Para fazer todo esse trabalho, você precisa confiar em uma empresa que seja parceira e te dê boas dicas profissionais para tornar a estratégia de sinalização interna ainda melhor.

Alguém que está no mercado há mais de 20 anos e já tem dezenas de cases de sinalização interna em seu portfólio. Alguém como a WJS Letreiros, empresa de sinalização interna no Rio de Janeiro.

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